Objetivos para hábitos
- Edmar Francisco Theodoro
- 8 de fev. de 2023
- 3 min de leitura

Seguindo no tema do post anterior, trouxe umas ideias sobre como estabelecer objetivos para novos hábitos.
Uma questão importante nesse momento de isolamento social e estresse é ser bem cuidadoso ao se propor novas atividades e não exagerar na dose. Se manter ocupado com algo importante pra você é uma boa pra se sentir bem e se distrair, ainda mais nesse momento que impõe várias restrições.
Porém, não ache que o tempo livre significa conseguir fazer mais coisas, não é bem assim. Cometi esse erro tentando fazer mais exercícios, só fiquei mais cansado e acabei largando por mais de uma semana. Não vale a pena queimar a largada, você sempre pode tentar fazer mais depois, se achar que tá muito fácil.
Pois então, como definir objetivos para a sua rotina e fazer com que funcionem? Tudo mundo tem coisas que gostaria de começar ou continuar a fazer. Pense sobre elas e veja qual é mais interessante nesse momento. Seja de trabalho, estudo, cuidado com a saúde ou mesmo um hobbie, é preciso prestar atenção a algumas coisas:
Esse objetivo deve ser claro e preciso. “Começar a ler” já é algo, mas “ler o livro X durante as próximas 3 semanas” é bem mais concreto e te ajuda a bolar um plano pra isso. Se não entender bem o que pretende fazer, fica difícil concretizar isso. Algum tipo de métrica é legal também, como um prazo se for algo que é pra ser finalizado; ou um ritmo semanal ou diário pra algo contínuo, como “fazer uma aula de ioga 3x na semana”.
Tem que ser o mais simples possível. Tarefas muito complexas como “estudar para o concurso” acabam nos paralisando, sem saber por onde começar ou quando vai ser terminada. Dividir essas tarefas em pequenas partes mais simples é ótimo pra se organizar melhor e não cair tanto na procrastinação: “encontrar uma aula de português” pode fazer parte do objetivo original e é bem mais tranquilo de fazer, em seguida “assistir a aula e tomar notas” não deve ser tão difícil e nem demora muito. O que exatamente você precisa fazer e em que ordem para conseguir realizar isso que planejou?
Tem que ser viável. Ler 150 páginas todos os dias parece ótimo, até você ter que fazer isso. Planejar 150 pra semana, por exemplo, é bem mais razoável e dá espaço pra dias com mais ou menos disposição. Comece com algo que você sabe que dá conta sem problemas, cumprir isso já pode te deixar contente e te animar a ir mais rápido se for o caso.
Todo esse processo de planejar o que fazer é importantíssimo, e já é um passo na direção de conseguir o que quer. Não tenha pressa, garanta que tenha um bom plano, que faça sentido pra você e vai te ajudar a fazer algo que acha realmente importante, e não uma obrigação externa.
Por último, encontre uma forma de se lembrar e marcar o que fez. Deixar pra sua cabeça te lembrar não é uma boa, especialmente se não tiver super disposto. Pode ser um post-it no computador ou na geladeira, anotação no celular... o que funcionar pra você, desde que veja. Com as atividades simplificadas e planejadas para um certo tempo, é bem fácil de acompanhar seu progresso, continuar motivado e mudar o plano se precisar.
Se não deu certo um dia, passe as atividades pra outro momento e não tente compensar, só continue como conseguir. É mais importante continuar fazendo algo, mesmo que aos poucos, do que fazer um plano perfeito e ele não sair do papel.
E relembrando, vai com calma. É ótimo fazer algo novo, mas desde que te faça bem, não como se tivesse só mais uma obrigação.
Espero que ajude.





Comentários