Consistência nos hábitos
- Edmar Francisco Theodoro
- 16 de mar. de 2023
- 2 min de leitura

Um dos pontos chave para desenvolver e manter hábitos é conseguir repetir tais ações sempre que precisar e não depender da força de vontade ou da inspiração. O problema com essas últimas, especialmente a força de vontade, é que são recursos escassos, acabam mais rápido do que a gente espera, e nem sempre aparecem quando precisamos. Qualquer um que já tentou fazer dieta em época de páscoa ou fim de ano sabe que tem um limite pra quanto a gente consegue se controlar assim.
Na maior parte do tempo a gente faz o que já estamos acostumados e o que é mais fácil e confortável, sem pensar muito. Pra desenvolver hábitos que vão em direção aos nossos objetivos, temos que fazer com que esse seja o jeito mais fácil e óbvio de seguir. Um exemplo em que isso funciona bastante é a rotina que a maioria da pessoas tem de trabalho e estudo: não ficamos nos convencendo muito a levantar da cama e sair de casa geralmente, só é o caminho mais simples e seria um transtorno se faltássemos no trabalho ou na faculdade.
E como fazer com que o caminho mais fácil se alinhe com o que é importante pra nós? Tomando as decisões antes e fazendo com que o nosso ambiente nos guie pra isso. Se eu já planejei que vou ler um texto X amanhã ao fim da tarde e ele já tá na minha mesa ou pronto no computador, é muito mais fácil de fazer isso e não preciso depender que esteja super animado quando chegar a hora, provavelmente é o que vou fazer, sem pensar muito sobre.
No post anterior sobre objetivos eu já dei umas sugestões pra fazer isso: ter um bom plano que simplifique as coisas e faça sentido pra você. Quero só ressaltar esse último ponto: tem que fazer sentido pra você. Não dá pra esperar que vamos nos dedicar e ser consistentes com algum objetivo que não é importante pra gente. Eu adoraria entender de teoria musical e tocar uns 3 instrumentos, por exemplo. Mas sei que nesse momento não é uma prioridade pra mim e quero usar meu tempo pra outras coisas. E tudo bem, em outro momento pode ser que eu reveja isso e agende umas aulas.
Quando fazemos com que o que é importante pra nós se torne o caminho óbvio a se seguir, é muito mais fácil manter os hábitos que queremos pra nossa vida.





Comentários