Paciência na mudança de hábitos
- Edmar Francisco Theodoro
- 12 de abr. de 2023
- 2 min de leitura

Desenvolver ou mudar hábitos é um processo trabalhoso, gostamos de manter as coisas como estão em muitos aspectos, mas isso não nos levaria a ser quem gostaríamos de ser. Mudanças são importantes por isso, e não acontecem do dia pra noite geralmente, ainda mais aquelas que nos levam a melhorar como pessoa, seja lá que forma isso tem pra cada um de nós. Mas como aguentar os passos lentos desse processo?
Penso que o primeiro ponto é ter consciência de que é assim mesmo, apesar da nossa pressa, e não se deixar enganar por soluções rápidas. Cada vez mais nos oferecer “a nova grande descoberta” pra resolver coisas: ter o corpo perfeito, alavancar a carreira, estudar como uma máquina, até resolver traumas e se encontrar espiritualmente... geralmente depois de um bom pagamento.
Essas soluções vêm e vão de tempos em tempos, o suficiente pra percebermos que não funcionam e esquecermos disso pra tentar uma nova.
Não existe solução milagrosa pra mudar quem nós somos, muito menos sirva pra todo mundo. Existe tentativa, aprendizado e persistência, estratégias antigas e nada sedutoras, mas que de fato ajudam a chegarmos mais próximo do que importa pra cada um de nós.
Cada pessoa tem uma história única, e não pode, pra bem ou mal, ser igual a outra pessoa. Por isso temos que encontrar as nossas soluções pras mudanças que queremos fazer. Dá pra aprender muito com outras pessoas, estudando e conhecendo novas coisas, e acho importantíssimo fazer isso pra não precisar reinventar a roda. Mas no fim das contas temos que achar nosso próprio caminho e aprender com nós mesmos.
Parece uma mensagem triste e solitária, mas na verdade é pra mostrar que qualquer caminho que queira trilhar, ele é só seu pra aproveitar. As alegrias, os avanços, os tropeços e dificuldades também, vale a pena apreciar essas coisas. E o que a gente leva disso tudo é o aprendizado, a parte mais legal que nenhuma solução milagrosa vai te dar.
Este é o último da série de textos que havia planejado sobre hábitos. Recomendo que veja os anteriores também se ainda não viu. Começou com algumas experiências sobre prática de exercícios e alimentação, mas se tornou bem mais do que isso.
Espero ter provocado algumas reflexões e, quem sabe, mudanças.





Comentários