Mudança de hábitos
- Edmar Francisco Theodoro
- 18 de jan. de 2023
- 2 min de leitura

Hábitos são ações ou atividades que fazemos frequentemente, no geral os aprendemos há bastante tempo e só continuamos realizando mais ou menos da mesma forma. Tem uma diferença crucial entre hábitos e novas atividades, seja fazer algo novo ou deixar de fazer: Novas ações requerem um aprendizado intenso, geralmente pensar sobre como fazer o que se pretende, conseguir possíveis recursos necessários, acostumar com horários dessa atividade e diversos outros fatores, até que surja um certo padrão.
Quando não se precisa mais pensar muito em como fazer aquilo e já tem as condições necessárias, só falta um aspecto crucial para estabelecer um hábito, a frequência. Fazer algo várias vezes, com mínimas variações e conseguir os efeitos desejados é o que vai fazer que essa atividade se torne enraizada na sua rotina.
É fácil ficar animado uma semana e querer mudar 30 coisas na sua vida, mas de fato fazer isso e manter essas mudanças requer muito esforço de uma vez e pode acabar cansando, fazendo que desista rapidamente. Uma estratégia mais fácil e sustentável é mudar um hábito por vez.
Tive algumas experiências interessantes, e meio acidentais, que me ajudaram a desenvolver o que hoje são alguns dos meus hábitos e que podem exemplificar esse processo. Hoje faço exercícios regularmente e mantenho uma dieta equilibrada que vai ao encontro dos meus objetivos atléticos, e com relativamente pouco esforço pra manter tudo isso. Alguns anos atrás não era assim, e tive vários fracassos tentando controlar a alimentação e fazer atividade física.
O que ocorreu para que eu finalmente aprendesse estas coisas? Foi dar um passo de cada vez, ou melhor, adquirir/extinguir um hábito por vez.
Comigo foi iniciar os exercícios, e só isso, por alguns meses. Tive que aprender uma série de coisas, adaptar a rotina pra não faltar (o que aconteceu vez ou outra) e acostumar com isso. Quando já não era mais um desafio ir pra academia 3x na semana, já sabia o que esperar ao chegar lá e passei a gostar, aí comecei a pensar que era a hora de mudar um pouco a alimentação.
Só quando não havia mais risco de largar os exercícios que eu estava pronto pra mudar alguma outra coisa.
E fui então para essa outra empreitada, com novos desafios e mais coisas pra aprender. Isso já tem um bom tempo, e de lá pra cá eu aprimorei esses hábitos e fui adicionando novos níveis de complexidade conforme dava conta. Sim, tive um monte de erros no meio do caminho e ainda cometo alguns, mas não parei de fazer exercícios nem de manejar o que eu como, e hoje faço isso bem melhor do que antes.
Essa história ilustra um processo progressivo de mudança de hábitos, que pode ser utilizado pra diversas mudanças de hábitos que se pretenda. Um passo de cada vez, deixa um hábito assentar antes de tentar um novo. Com pequenas mudanças somadas, você se aproxima cada vez mais da pessoa que quer ser.
E você, tem algum hábito que gostaria de adquirir ou largar?





Comentários