
Serviços que ofereço
Orientação e cuidados personalizados
Terapia Online
Atendimentos em psicoterapia online, por videochamada, para adolescentes (a partir dos 14 anos) e adultos.
Seja atendido de onde estiver, sem gastar tempo com deslocamento, e com os mesmos benefícios da terapia presencial! Receba cuidados de saúde mental e inicie um processo de autoconhecimento e transformação sem precisar sair de casa.
O que é Psicoterapia?

Psicoterapia é um tratamento realizado por psicólogos em ambiente ambulatorial (consultórios e clínicas), que busca melhorar queixas emocionais, mudar comportamentos prejudiciais e desenvolver autoconhecimento no paciente sobre seus processos psicológicos (emoções, pensamentos e ações). Tudo isso é feito por meio de uma conversa guiada pelo profissional e, eventualmente, exercícios de respiração, meditação, reflexões escritas, entre outros.
No meu atendimento, utilizo a terapia comportamental como principal guia de trabalho, que engloba um conjunto de estratégias embasadas cientificamente nos conhecimentos da Análise do Comportamento, principalmente a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e a Psicoterapia Analítica Funcional (FAP).
Seguindo esse referencial, encaro a psicoterapia como um trabalho feito na interação entre pessoas, que fornece um contexto para que os pensamentos, sentimentos e ações do paciente sejam observados de perto por ele. Assim identificamos juntos os pontos que geram sofrimentos e prejuízos na qualidade de vida, e então desenvolvemos alternativas mais saudáveis e que conduzam a uma vida rica em satisfação.
Para quê serve a psicoterapia?
Na essência, a terapia serve para dar liberdade e autonomia para o paciente ter condições de viver uma vida significativa e saudável, na direção que gostaria e que lhe faz bem. Em outras palavras, é fazer com que a pessoa lide melhor com suas emoções e pensamentos, e possa então tomar ações para viver a vida que gostaria. Isso pode passar pelo tratamento de transtornos mentais, traumas e vícios (quando a saúde já tem prejuízos) ou seguir direto para a construção de escolhas e hábitos de vida que sigam os objetivos da pessoa.
Os resultados esperados, então, são: se sentir melhor no dia a dia; ter relações sociais mais agradáveis e equilibradas; conseguir perseguir seus objetivos de vida, de trabalho, etc; reduzir hábitos prejudiciais e vícios; e ter autoconhecimento e autonomia para lidar com futuros desafios e estresses.

Como funciona a psicoterapia?
O que esperar das sessões?
Nas primeiras sessões, vou buscar te conhecer e entender como é a sua vida hoje, sua rotina e relações, mas principalmente o que te levou a buscar ajuda.
Em seguida, vamos conversar sobre a história dessas dificuldades e sua história de vida no geral, buscando entender se essas dificuldades já ocorreram antes e de que jeitos você tentou solucioná-las. É como ir montando o quebra-cabeça dos seus problemas para os vermos melhor.
Então começamos as transformações com perspectivas diferentes sobre esses problemas, outros jeitos de lidar com as emoções incômodas que aparecem, e novas ações que vão mudar a situação para uma direção mais satisfatória e saudável para você.
Como é o processo?
Psicoterapia é um processo muito dinâmico e afetado por quase tudo que ocorre na sua vida. Por conta disso, é difícil prever com certeza em quanto tempo as melhoras vão ocorrer, e pode inclusive haver momentos que parecem um retrocesso durante o percurso, mas a médio e longo prazo as melhoras se acumulam e mostram um grande efeito. É semelhante a fazer exercícios e cuidar da alimentação, precisa de constância e tempo, mas os resultados podem ser impressionantes.
Perguntas que eu posso te fazer
Atenção
-
Você fica pensando muito no futuro ou no passado? Isso interfere como vive as situações no presente?
-
Em tal momento, sua mente estava olhando para onde?
Emoções
-
O que você sentiu em tal situação?
-
Quais emoções não gosta/evita sentir?
-
Como essas emoções tem influenciado suas ações?
Pensamentos
-
O que passou pela sua cabeça no momento?
-
Há pensamentos que te incomodam?
-
Quais ideias tem guiado o que você faz?
Vida valorosa
-
O que você faria da vida: se tivesse dinheiro ilimitado; se ninguém te julgasse; se vivesse sozinho no mundo?
-
Se não tivesse os pensamentos e sentimentos que te incomodam, que tipo de pessoa gostaria de ser?
Ações
-
O que você faz quando aparecem as emoções e os pensamentos incômodos?
-
O que precisa ser feito para que você tenha a vida valorosa que deseja? O quanto disso tem feito?
Identidade
-
Como você se vê hoje? Que características possui?
-
Como você se descreve para outras pessoas?
-
De que forma essas ideias sobre si tem afetado suas ações?

