Psicoterapia - parte 4
- Edmar Francisco Theodoro
- 24 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

E aí, quando alguém deve buscar terapia?
Poderia dizer simplesmente que é quando a pessoa quiser. E é verdade, aliás a terapia depende disso, do engajamento no processo. Mas não é só, há vários sinais de que algo na nossa vida não está indo muito bem, que precisamos de alguma ajuda, e nem sempre percebemos.
Aqui tem uma lista breve de situações que podem indicar isso, e que costuma levar as pessoas à terapia. Não é uma lista de sintomas nem doenças, mas de incômodos que talvez mereçam mais atenção e cuidado:
Dor emocional: Emoções incômodas e persistentes, como uma tristeza que não vai embora, medos incapacitantes, frustração constante, raiva, anedonia (não sentir prazer em atividades que gostava). Muitas vezes acompanhadas de pensamentos dolorosos sobre si mesmo, sobre o seu dia a dia, sobre as relações pessoais, sobre o trabalho…
Mudanças físicas: insônia, taquicardia (coração acelerado), sonolência ou agitação em excesso, ganho ou perda de peso não planejada, tremores, exaustão.
Comportamentos prejudiciais: dependência química, compulsão alimentar, agressões a si mesmo ou aos outros, participar de relações abusivas (dos 2 lados), se colocar em risco físico e emocional, exigir demais de si mesmo (no trabalho, por exemplo). Entre muitas outras coisas.
Não é só por incômodos e dores que as pessoas buscam terapia. Às vezes até nos sentimos ok, mas falta alguma coisa, sabe? A vida tá meio preto e branco, ou a gente se sente perdido, não sabe pra onde ir. A velha piada de “não sabe se casa ou se compra uma bicicleta” ilustra bem. É a sensação de viver uma vida “méh”.
Esses aspectos podem se combinar de muitas maneiras e ter causas bem variadas, por isso é importante uma avaliação individualizada feita por um profissional capacitado.
Pode ser importante consultar um médico caso se suspeite de alguma doença, seja psiquiatra ou de outra especialidade. Mas isso não é pré-requisito para fazer terapia, e um bom profissional vai saber te orientar sobre isso.
Conhece alguém que precisa ler isso? Mande pra essa pessoa!





Comentários