Psicoterapia - parte 2
- Edmar Francisco Theodoro
- 26 de mai. de 2024
- 1 min de leitura

Se alguém que nunca ouviu falar de terapia me perguntasse o que é, eu tentaria explicar de 2 formas: Descrevendo o que acontece em uma sessão comum, e o que acontece ao longo do várias sessões - o processo. Hoje vai ser a primeira.
O que acontece em cada sessão, geralmente:
Cliente e terapeuta se encontram, num espaço privado (presencial ou virtualmente), e conversam sobre qualquer assunto que a cliente queira abordar. Geralmente são coisas que trazem sentimentos difíceis, que a pessoa gostaria de melhorar em sua vida mas tem dificuldade em fazer isso sozinha (porque, afinal, se fosse só pra compartilhar sucessos, ela contaria pros amigos e pra família, não procuraria um terapeuta, não é?)
Um dia é sobre relacionamentos, no outro é carreira, uma ansiedade que atrapalha os estudos, uma tristeza que não vai embora… Discutimos a saúde física, como a pessoa tem se cuidado, pode ter algum diagnóstico médico, de transtorno mental ou não. Enfim, o que for relevante pra pessoa e ela quiser compartilhar.
Aí, com ajuda das perguntas e comentários do terapeuta, a cliente reflete sobre a questão… O que a incomoda, o que ela fez que ajudou a melhorar ou não, o que as outras pessoas envolta dela tem a ver com isso, como a própria pessoa contribuiu ou não para o problema, etc. Às vezes se tira uma conclusão provisória e até um plano de ação; às vezes a cliente vai embora com mais perguntas; às vezes não se tem o que fazer naquele momento. E na próxima sessão continua…
Até!





Comentários