Problemas de vocabulário
- Edmar Francisco Theodoro
- 5 de nov. de 2023
- 2 min de leitura

Você consegue identificar em si mesmo todos esses sentimentos?
Pois eu não consigo, mal completo a roda do meio. E isso me incomoda, vou tentar explicar o porquê.
Um colega me passou esse diagrama de sentimentos quando discutíamos atendimento de homens na terapia. É um grande desafio pro nosso gênero, que muitas vezes só conhece tristeza, raiva, tes@o e às vezes felicidade.
Lembro das aulas de literatura na adolescência, e como poesia me parecia uma língua alienígena. Só me causava frustração (sentimento que só fui aprender a identificar depois de adulto).
Essa frustração, de saber que tinha algo ali que eu não conseguia ver ou sentir, me levou a estudar psicologia depois. "Como assim as pessoas sentem e vivem umas coisas e descrevem isso de um jeito tão místico e difícil de entender?".
Hoje vejo como um problema de vocabulário. Não é que somos incapazes de sentir todo esse círculo de sentimentos (e muitos outros). Mas é que se não sabemos nomear essas coisas, não conseguimos vê-las aparecendo no nosso dia a dia.
Até aí é só triste, decepcionante e frustrante, por parecer que a nossa vida é mais restrita de experiências. Mas tem algo pior aí:
Se não conseguimos descrever, logo não conseguimos ver essas coisas, e então se torna impossível fazer algo sobre elas. Ao mesmo tempo, esses sentimentos, e as situações que os causam, continuam nos influenciando, só que a gente não sabe nem consegue fazer nada sobre!!
Esse incômodo é um grande motor do meu trabalho, e fora dele também.
Quero conseguir nomear, sentir, e poder agir sobre as situações da vida que fazem nos sentirmos mal, que restringem as nossas possibilidades de nos expressarmos e desenvolvermos na direção do que é importante pra cada um de nós.
E ajudar outras pessoas a fazerem isso por si mesmas é uma das coisas mais bonitas, fascinantes, recompensadoras e valorosas que já experimentei.





Comentários